Silence Cloister of the Lorvão Monastery

Penacova – Portugal

 

Author

João Mendes Ribeiro / site

pt
A intervenção no Claustro do Silêncio, no Mosteiro do Lorvão teve como objectivos centrais a conservação e reabilitação do conjunto existente e a ampliação para o novo programa: um museu de arte sacra e um centro de interpretação.
Mais do que um gesto de franca intervenção, procurou-se nestas duas vertentes uma releitura efectiva do espaço, aceitando sobreposições e oposições estilísticas. Utilizando a pré-existência como matéria de projecto, insistiu-se nesta clareza de diálogo entre passado e presente, marcando a diferença entre os tempos de vida do edifício através da utilização, nos elementos novos, de uma linguagem inequivocamente contemporânea.
As obras de conservação e a substituição de alguns sistemas construtivos considerados desadequados – respeitando a leitura histórica e simbólica do espaço – permitiram garantir a continuidade da integridade física do edifício. Os espaços do piso térreo do claustro – a galeria, as treze capelas, o pátio, as portas para a igreja e os espaços exteriores – foram assim reabilitados sem alterações significativas em termos morfológicos. O novo edifício, ainda que marcadamente contemporâneo, foi pensado para se relacionar de forma serena com o claustro, reproduzindo a presença dos antigos edifícios do dormitório, cozinha e refeitório, desaparecidos no século XX, após a extinção do mosteiro. A sua presença silenciosa sintetiza-se numa caixa translúcida, elevada sobre a cobertura, que se demarca visualmente da pré-existência. O percurso expositivo estende-se no seu interior por um conjunto de salas que, sob a luz suave e homogénea das suas janelas altas, se sucedem de forma contínua em termos de caracterização material e tratamento do espaço.

en
The intervention in the “Silence Cloister” in the Lorvão Monastery aimed to preserve and rehabilitate the existing building and to extend it for a new program: a sacred art museum with an interpretation center.
More than a deep interventionist gesture, an effective rereading of the space was the sought strategy, accepting stylistic overlaps and oppositions. Working with the preexistence as project substance, the main concern was the maintenance of a clear dialogue between past and present, emphasizing the differences between them by using a contemporary language in the newly built elements.
The conservation works and the replacement of some inadequate constructive systems – respecting the space historic and symbolic features – allowed to guarantee the building’s physical integrity. The cloisters’ ground floor spaces – the gallery, the thirteen chapels, the courtyard, the church doors and the exterior spaces – were rehabilitated with no significant morphological changes. The new building, even with its strong contemporary feature, was designed to have a smooth relationship with the cloisters, reproducing the ancient presence of the old kitchen, dormitory, and dining hall buildings, destroyed in the 20st century after the monastery extinction. Its silent presence is defined by a translucent box raised over the roof, clearly set apart from the preexistence. The exhibition space lengthens itself inside of this box, in a sequence of rooms which, under the soft and homogeneous light of its high windows, follow one another in a continuous way, all showing one same spatial and material handling.