‘Salão Brazil – Jazz ao Centro Clube’

Coimbra – Portugal

 

Author

Jorge Teixeira Dias / site

pt
O edifício da intervenção situa-se no Centro Histórico de Coimbra. As suas três frentes definem parte de um quarteirão inserido num tecido urbano denso, caracterizado por ruas estreitas, praças e pequenos largos.
O programa para o espaço previa a sua reconversão em sala de espectáculos e bar.
A elaboração do projecto assenta no pressuposto da manutenção e restauro do edifício reduzindo a intervenção à introdução do mínimo de elementos novos: a porta-painel no início da escadaria, o móvel da bilheteira, a cortina na transição entre foyer e a sala, o balcão e a cortina de cena.
Baseado na caixa-negra das experiências performativas das décadas de 60 e 70 do séc. XX a nova sala foi completamente pintada de preto. Contrariamente às características habituais deste tipo de espaço assume-se de forma clara a presença das aberturas exteriores marcadas pela iluminação pública das duas pracetas associadas ao edifício. Nos espaços complementares, escadaria e foyer, predomina a cor branca e os elementos em madeira.
Uma nova trama de candeeiros define e caracteriza, nas suas múltiplas configurações, os diferentes usos do espaço: palco, sala de espectáculos e bar. À iluminação associam-se as peças de mobiliário que clarificam o uso do espaço.
O pavimento original é mantido sem qualquer tipo de intervenção, com as marcas do uso que o edifício sofreu ao longo do tempo.

en
The repurposed building is located in the historic centre of the city of Coimbra. Its three facades define part of a city block inserted in a dense urban fabric, characterised by narrow cobbled streets and small town squares.
The plan for the building was to convert it into a performance venue and a bar .
The project was conceived to achieve the restoration of the building while keeping its original character, keeping to a minimum the introduction of new elements: the door at the bottom of the stairs, the ticket booth, the curtain separating the foyer and the main room, the bar counter and the stage curtain.
The new performance area has been painted in black, in reference to the “black-box” performance spaces of the sixties and seventies. Unlike what is typical for this type of space, here the large windows to the outside are acknowledged, with plain views of the the two small squares adjacent to the building and the associated street lighting. In the adjacent spaces – the stairwell and the foyer – wood and the colour white set a contrasting tone.
The various uses of the space (stage, performance space, bar) are characterised and defined by a new set of lighting fixtures that can be configured in a multitude of ways. The definition of the space is further reinforced by the furniture.
All the floors have been kept in their original condition, bearing the mark of time.