Apartment

Coimbra – Portugal

 

Authors

José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares / site

pt

Habitar uma casa passa por entender os espaços e apropriarmo-nos destes em função do seu carácter.

Com esta linha de pensamento como premissa base, o desafio traduz-se na clarificação espacial da habitação, de forma a melhor estruturar a demarcação entre as zonas ‘social’ e ‘privada’.

A existência de um eixo longitudinal muito forte que separa os espaços de cozinha e instalações sanitárias do restante programa, levou a que a proposta se organizasse a partir da força desse elemento.
Portanto, é com base nesse eixo, e uma vez que o apartamento se encontrava bastante fragmentado, que se reorganizou o seu programa.
Num extremo tínhamos uma suíte junto ao espaço de cozinha. No outro extremo, tínhamos os restantes quartos.
Com a proposta apresentada procurou-se reunir os quatro quartos numa das extremidades desse corredor, bem como criar no antigo espaço de suíte, um espaço de refeição em estreira comunicação com a cozinha e sala de estar.
Desta forma, obtivemos um programa claro, que se encontra disposto em dois polos comunicantes através de um eixo-corredor, ao longo do qual se desenha um corpo contínuo de armários para arrumação.

en

To inhabit a house is necessary to understand the spaces and to appropriate them according to their character.

With this line of thought as the basic premise, the challenge translates into the spatial clarification of the apartment, so as to better structure the demarcation between the ‘social’ and ‘private’ areas.

The existence of a very strong longitudinal axis separating the kitchen and bathroom areas from the rest of the program led to the proposal being organized on the strength of this element.
Therefore, it is based on this axis, and since the apartment was found quite fragmented, we reorganized its program.
At one end we had a suite next to the kitchen space. At the other end, we had the remaining rooms.
With the presented proposal, we tried to gather the four rooms at one end of the corridor, as well as create in the former suite space, a dining space in close communication with the kitchen and the living room.
In this way, we obtained a clear program, which is arranged in two communicating poles through a runner axis, along which a continuous body of cabinets is designed for storage.